quinta-feira, 2 de junho de 2016

By Unilever : Temáticos

Uma boa alternativa para dar um upgrade no estabelecimento é a apresentação temporária de um cardápio temático. Os temas podem servir para estimular o consumo de determinados pratos da casa, atrair novos clientes, dar saída para algum produto em excesso no estoque, divulgar a casa por meio de novidades gastronômicas e ingredientes novos.

Os cardápios temáticos podem ser organizados por alimentos (cogumelos, alcachofra, morangos, etc.), tipos de comida servida (vegetarianos, kasher, etc.), tipos de cozinha (italiana, japonesa, indiana...) e em função de temas diversos (música, cinema, semana de moda, etc.).

Diante de tantas possibilidades, o primeiro passo antes de colocar o cardápio temático em prática, é deixar claro para a equipe o motivo da sua elaboração. Assim todo mundo sabe exatamente onde focar o que merece mais destaque. Os festivais gastronômicos e temporadas temáticas devem trazer benefícios de mão dupla: para o estabelecimento e para o cliente. Quer oferecer pratos com um ingrediente sazonal? Coloque um letreiro ou lousa visível na entrada do restaurante com os pratos e treine os garçons para que eles ofereçam as novidades. Procure não estipular preços muito diferentes dos pratos da casa. Assim, os clientes não hesitarão em conferir a novidade e você garante a saída das novas preparações.

 Procure disponibilizar os novos produtos em outras receitas e não apenas em pratos principais. Isso amplia as possibilidades de venda e leva mais possibilidades ao consumidor. Como o restaurante francês Chef Rouge, situado em São Paulo, que aproveitou a temporada de alcachofras e, até 09 de outubro, promove um menu especial com o ingrediente. A chef Renata Braune preparou quatro combinações que realçam o sabor das alcachofras e fez questão de incluir o ingrediente em dois novos pratos principais e duas entradas.

Esses novos ares podem dinamizar a rotina do estabelecimento e atrair mídia especializada no assunto. Revistas, jornais e site da área gastronômica costumam anunciar essas temporadas especiais, que acontecem em diversas casas, o ano inteiro. Procure divulgar a novidade nas redes sociais, no mailing de clientes atuais e antigos e procure chamar o tema com destaque dentro ou a parte do cardápio fixo da casa. Abuse de sites como Facebook, por exemplo. Crie um perfil da casa (é gratuito) e divulgue no mural as datas de festivais temáticos, os pratos e valores das novas refeições.

Não faça cardápios temáticos muito extensos, com muitas possibilidades. Principalmente se o motivo for a chegada de um novo ingrediente ou uma matéria-prima sazonal. Não corra o risco de lotar o seu estoque e acabar desperdiçando alimentos e trazendo mais prejuízos que ganhos. A novidade precisa atrair novos clientes e vender o que se propõe, para aumentar a frequência e o faturamento do restaurante.

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